ESG é uma sigla que encapsula a necessidade das empresas priorizarem as melhores práticas ambientais, sociais e de governança. O compromisso dessas empresas será avaliado por meio de indicadores que comunicam ao mercado o seu desempenho nesses aspectos. Isso é de interesse dos consumidores que valorizam a responsabilidade social na produção.
Esse tema agora também cativa a atenção do mercado financeiro, devido à sua habilidade de estabelecer uma valorização da empresa conforme a eficácia de sua implementação das iniciativas ESG. Elementos como a restauração de áreas degradadas, redução das emissões de gases de efeito estufa, entre outros, serão levados em conta para fins de avaliação.
Tudo isso terá um significado profundo para empresas agropecuárias e fazendas, pois elas precisam adotar uma preocupação genuína com a utilização sustentável do solo, a gestão dos recursos hídricos, a conservação e uso responsável da biodiversidade, o bem-estar dos funcionários e o relacionamento com as comunidades locais. A transparência nos processos se tornará imperativa, e o cumprimento das regulamentações ambientais, trabalhistas, tributárias e fiscais serão absolutamente cruciais.