A Gestão Comercial é essencial para todo tipo de Corporação, é a área responsável por controlar as oportunidades, negócios e planejamento de vendas, além de orientar projetos de venda e relacionamento com os clientes. Para que uma empresa cresça e aumente suas margens de lucros é essencial ter uma boa Gestão Comercial.
O que é a Gestão Comercial e sua importância
Esse tipo de gestão envolve contato, oferta, apresentação de produtos e serviços, identificação de necessidades de potenciais clientes e processo de fechamento de vendas. A Gestão Comercial gere os recursos financeiros, econômicos e tributários que estejam relacionados às atividades do setor.
O setor de Gestão Comercial é de suma importância, visto que se deve ter como objetivo tornar clientes potenciais em efetivos, maiores volumes de vendas, melhor posicionamento da empresa no mercado, e, consequentemente, inserção efetiva dos produtos e/ou serviços ofertados. Ao lado de outros setores, ela é essencial para crescimento da empresa e sobrevivência no mercado.
A Gestão Comercial cria ações definidas, para extinguir as vendas aleatórias, melhorando as condições para que a equipe de vendas realize transações favoráveis para a empresa. Ademais, promove a integração de estoque, compras, marketing, financeiro e demais áreas que precisam atuar coordenadas na operação da empresa.
Gestão Comercial e Marketing
Os setores de comercial e marketing possuem o mesmo objetivo, a diferença é como cada um vai agir para atingir as metas da empresa.
A principal diferença entre eles é que o setor de marketing foca em fazer uma análise do cenário atual do mercado para identificar e aproveitar vantagens, visando a dar mais visibilidade a empresa, apontando os serviços ofertados ou os produtos disponíveis. Já o comercial trabalha diretamente com a venda, tendendo aumentar o lucro da empresa e minimizar os custos de venda.
Os dois setores se relacionam, pois o marketing traça planos para atingir o publico alvo da empresa, buscando sanar as necessidades dos clientes, para que quando o comercial faça contato com o potencial cliente, ele já estará pronto para concluir a compra. Sem as estratégias realizadas pelo Marketing, o comercial não consegue fazer boas vendas.
Problemas que evidenciam uma ineficiente Gestão Comercial
• Queda nas vendas.
• Falta de produtividade da equipe em campo.
• Relacionamento com os clientes.
• Falta de comunicação com o mercado.
• Marca não reconhecida.
• Falta de engajamento dos colaboradores.
Importância do Marketing no agronegócio
O Marketing no agronegócio é essencial para que a empresa tenha reconhecimento e interação com o seu público. O reconhecimento da marca faz com as vendas aumentem, gerando maior lucratividade. Por esse motivo, o uso de tecnologia é de grande importância para que empresas pequenas possam ganhar visibilidade, principalmente por meio das redes sociais.
Esse setor coopera para que as empresas do agro melhorem suas relações com os clientes, através de interações constantes que permitem entender melhor seus desejos e necessidades. O marketing também cria um aumento do valor agregado a marca, ou seja, as pessoas tendem a pagar mais por um produto que seja conhecido ao invés de pagar menos por um desconhecido.
Dúvidas em como a Gestão Comercial pode ajudar o seu negócio? Entre em contato.
Fontes: Blog 2; DGM Assessoria, Fieldlink, G4 Educação.