Brasil será autossuficiente em cacau até 2025

Brasil será autossuficiente em cacau até 2025

O Ministério da Agricultura lançou dia 5 de maio, a Unidade Mista de Pesquisa e Inovação (Umipi-Cacau), em Ilhéus, na Bahia. O objetivo é recuperar o mercado perdido nas últimas décadas por conta da vassoura de bruxa, uma vez que o Brasil já foi o maior produtor de cacau do mundo, mas hoje ocupa a sétima colocação.

A parceria entre a Embrapa e a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) vai trabalhar em pesquisas para o desenvolvimento da cultura que hoje reúne mais de 70 mil produtores no país. A ministra Tereza Cristina garantiu um investimento inicial de R$ 4,7 milhões para a entidade, que fortalecerá o desenvolvimento genético e controle de doenças e mais R$ 15 milhões em parcerias com a iniciativa privada nos próximos dois anos.

“O Brasil produz muito cacau, mas também consome muito cacau. Nossa produção de cacau hoje é insuficiente para atender a demanda do nosso mercado interno. Nossa meta é buscar a autossuficiência até 2025. Para atingir essa meta, vamos trabalhar com todos os elos da cadeia produtiva para aumentar a produção. Somente com a união de esforços de toda a cadeia produtiva e o uso intensivo de tecnologia conseguiremos ampliar nossas ações e otimizar o uso de recursos humanos disponíveis”, disse.

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Fonte: Canal Rural

Mulheres são 16% da mão de obra do agro

Mulheres são 16% da mão de obra do agro


O total de mulheres trabalhando em empresas do agronegócio cresceu 13,3% no último ano, conforme aponta a segunda edição da Pesquisa Diversidade, Equidade e Inclusão nas Organizações, da Deloitte. Apesar do avanço, elas ainda são só 16,2% do contingente empregado pelo setor, conforme os resultados apresentados no 7.º Congresso Nacional de Mulheres do Agronegócio (CNMA), em São Paulo. O evento tem apoio da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) e o Estadão como parceiro de mídia.
A sucessão foi um dos fatores que contribuíram para o aumento do número de mulheres no agro. A pesquisa mostrou que, nas fazendas as profissionais em cargos de liderança são 34% do total – mais do que no universo geral da economia, onde o total de mulheres no topo é de 27%. “Ficamos surpresas com o aumento da representatividade, mesmo ainda sendo muito pequena”, diz Carolina Verginelli, sócia de consultoria da Deloitte.

Mesmo assim, dentre todos os 21 setores pesquisados pelo Deloitte o agro é apenas o 19.º em representatividade feminina – o terceiro mais baixo, depois de indústrias extrativas e construção civil.

Questionamentos
O maior empecilho para a contratação de mulheres é cultural. Do total de 400 entrevistadas, 76% afirmaram que é preciso uma mudança cultural nas organizações agrícolas para que as mulheres tenham mais participação. No entanto, 41% das mulheres que já atuam no setor disseram sofrer questionamentos sobre sua capacidade no trabalho. E isso apesar de o índice de trabalhadoras com ensino superior no segmento ser de 9%, enquanto o de homens é de apenas 3%.

As mulheres ainda relataram que tiveram sua capacidade física de trabalhar no setor questionada. “Isso é um absurdo, porque nenhuma mulher do agro precisa empurrar trator. Com a tecnologia o trabalho deixou de ser braçal”, diz Angela Castro, líder do programa de diversidade e inclusão da Deloitte.

Além disso, as mulheres do agronegócio ganham menos do que os homens: um valor médio de R$ 1.606 por mês, ante R$ 1.950 dos homens. Outro relato é o alto índice de demissão nos 12 meses seguintes à licença-maternidade, que chega a 35%.

Para que esse cenário mude, é necessário aumentar a quantidade de mulheres em cargos de liderança no agro. Segundo a pesquisa, 35% das mulheres disseram que não se sentem ouvidas nas associações de classe. “Quando elas participam, os homens não dão crédito ao que elas dizem. Isso precisa mudar”, afirma Carolina.

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Fonte: Exame

Gestão Comercial

Gestão comercial

A Gestão Comercial é essencial para todo tipo de Corporação, é a área responsável por controlar as oportunidades, negócios e planejamento de vendas, além de orientar projetos de venda e relacionamento com os clientes. Para que uma empresa cresça e aumente suas margens de lucros é essencial ter uma boa Gestão Comercial.

O que é a Gestão Comercial e sua importância

Esse tipo de gestão envolve contato, oferta, apresentação de produtos e serviços, identificação de necessidades de potenciais clientes e processo de fechamento de vendas. A Gestão Comercial gere os recursos financeiros, econômicos e tributários que estejam relacionados às atividades do setor.
O setor de Gestão Comercial é de suma importância, visto que se deve ter como objetivo tornar clientes potenciais em efetivos, maiores volumes de vendas, melhor posicionamento da empresa no mercado, e, consequentemente, inserção efetiva dos produtos e/ou serviços ofertados. Ao lado de outros setores, ela é essencial para crescimento da empresa e sobrevivência no mercado.
A Gestão Comercial cria ações definidas, para extinguir as vendas aleatórias, melhorando as condições para que a equipe de vendas realize transações favoráveis para a empresa. Ademais, promove a integração de estoque, compras, marketing, financeiro e demais áreas que precisam atuar coordenadas na operação da empresa.

Gestão Comercial e Marketing

Os setores de comercial e marketing possuem o mesmo objetivo, a diferença é como cada um vai agir para atingir as metas da empresa.
A principal diferença entre eles é que o setor de marketing foca em fazer uma análise do cenário atual do mercado para identificar e aproveitar vantagens, visando a dar mais visibilidade a empresa, apontando os serviços ofertados ou os produtos disponíveis. Já o comercial trabalha diretamente com a venda, tendendo aumentar o lucro da empresa e minimizar os custos de venda.
Os dois setores se relacionam, pois o marketing traça planos para atingir o publico alvo da empresa, buscando sanar as necessidades dos clientes, para que quando o comercial faça contato com o potencial cliente, ele já estará pronto para concluir a compra. Sem as estratégias realizadas pelo Marketing, o comercial não consegue fazer boas vendas.

Problemas que evidenciam uma ineficiente Gestão Comercial

• Queda nas vendas.
• Falta de produtividade da equipe em campo.
• Relacionamento com os clientes.
• Falta de comunicação com o mercado.
• Marca não reconhecida.
• Falta de engajamento dos colaboradores.

Importância do Marketing no agronegócio

O Marketing no agronegócio é essencial para que a empresa tenha reconhecimento e interação com o seu público. O reconhecimento da marca faz com as vendas aumentem, gerando maior lucratividade. Por esse motivo, o uso de tecnologia é de grande importância para que empresas pequenas possam ganhar visibilidade, principalmente por meio das redes sociais.
Esse setor coopera para que as empresas do agro melhorem suas relações com os clientes, através de interações constantes que permitem entender melhor seus desejos e necessidades. O marketing também cria um aumento do valor agregado a marca, ou seja, as pessoas tendem a pagar mais por um produto que seja conhecido ao invés de pagar menos por um desconhecido.
Dúvidas em como a Gestão Comercial pode ajudar o seu negócio? Entre em contato.

Fontes: Blog 2; DGM Assessoria, Fieldlink, G4 Educação.