COP26, o que a Conferência do Clima tem a ver com o Projeto NewGrain?

Notícias NewGrain COP26, o que a Conferência do Clima tem a ver com o Projeto NewGrain

A COP26 foi a maior e mais importante conferência sobre o clima do planeta, e o Projeto NewGrain surgiu diante de um ponto importante: a Recuperação de Pastagens Degradadas.

Em 1992, as Nações Unidas organizaram um enorme evento no Rio de Janeiro, a Cúpula da Terra, quando foi adotada a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC).

Neste tratado, as nações concordaram em “estabilizar as concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera” para prevenir uma interferência perigosa da atividade humana no sistema climático. Atualmente, o acordo tem 197 signatários.

Desde 1994, quando o acordo entrou em vigor, as Nações Unidas reúnem anualmente quase todos os países do planeta para as cúpulas globais do clima, ou as “COPs”, que significa “Conferência das Partes”.

Segundo o portal da ONU Brasil, a COP26 surgiu como uma janela de oportunidade para evitar uma série de catástrofes. O evento reuniu quase 200 países para acelerar a ação em direção aos objetivos do Acordo de Paris e da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima.

De acordo com o portal WRI Brasil, em uma tentativa de mostrar uma mudança de atitude do governo brasileiro em relação ao combate às mudanças climáticas, o Brasil assumiu um novo compromisso na COP26 de mitigar 50% de suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) até 2030, usando como linha de base o ano de 2005 e como referência o Quarto Inventário Nacional de Emissões.

Além dessa meta, o Ministério do Meio Ambiente apresentou diretrizes para a agenda estratégica voltada à neutralidade climática. Entre as medidas, estão:

  • Zerar o desmatamento ilegal até 2028: 15% por ano até 2024, 40% em 2025 e 2026, e 50% em 2027, comparando com o ano de 2022;
  • Restaurar e reflorestar 18 milhões de hectares de florestas até 2030;
  • Alcançar, em 2030, a participação de 45% a 50% das energias renováveis na composição da matriz energética;
  • Incentivar a ampliação da malha ferroviária.
  • Recuperar 30 milhões de hectares de pastagens degradadas;

É principalmente diante desse último tópico, que o Projeto NewGrain se sustenta. No compromisso com a recuperação de 30 milhões de hectares de pastagens degradadas.

Quer saber como você pode investir nesse projeto com a gente? Clique aqui e participe!