A cultura organizacional molda-se através de mudanças disruptivas, impulsionando a inovação e redefinindo os limites do sucesso.
Vivemos em um mundo de cenários altamente competitivos e de intensas transformações, ocasionados por uma grande quantidade e velocidade de informações, conceitos mais atuais de diversidade, sustentabilidade e governança corporativa, mudanças nos hábitos e práticas de consumo, crises políticas e econômicas, mudanças climáticas severas e sobretudo pela grande aceleração tecnológica.
Assim, para que as empresas possam atuar na vanguarda de seu segmento, é imperativo transformar os mais variados aspectos de seus negócios, sob o risco de a organização e o seus líderes caírem na vala da irrelevância e até mesmo desaparecerem.
Mas como promover e assegurar essa transformação, a sua gestão e a relação com os stakeholders?
Se por um lado, a ruptura causada pelo avanço tecnológico é um fator preponderante, a tecnologia por sí só, não é a transformação.
Segundo os autores Sandro Magaldi e José Salibi Neto, o êxito no processo de adaptação das organizações ao novo, não está relacionado diretamente à tecnologia, mas sim, à maneira como as pessoas encaram essa nova perspectiva nas companhias e abraçam ou não essas transformações, ou seja, a essência das mudanças está nas pessoas. Não é possível que aconteçam transformações de qualquer natureza em uma organização, que não envolvam uma profunda transformação cultural.
Promover a mudança cultural em uma empresa é um processo difícil, complexo e envolve reflexões profundas e estruturadas em todos os aspectos. Apesar de todas as dificuldades, no entanto, as empresas são capazes de mudar de forma bem sucedida, inovando, aprendendo e implantando novas práticas e modelos de negócio.
Neste sentido, o papel dos líderes é fundamental. Eles são os guardiões da cultura corporativa e os principais garantidores da evolução na implantação desse processo.
Em resumo, a Cultura Organizacional:
- Envolve a interação do pessoal da organização.
- Deve garantir que haja um envolvimento emocional entre os funcionários.
- Orienta para o alcance dos objetivos da organização.
Quer saber mais sobre como a AGSUS pode ajudá-lo a promover essa transformação e otimizar seus negócios? Fale conosco!