Todas as empresas passam por um Ciclo de Vida Organizacional (CVO), composto basicamente de 4 etapas, cada qual com suas necessidades e desafios específicos, definidas a partir do seu lançamento, crescimento, maturidade e declínio. Segundo uma pesquisa do Boston Consulting Group (BCG), pouco mais de 50% das empresas da Fortune 500 Do ano de 2000 haviam falido, sido compradas ou tinham fechado até 2017, o que caracteriza na prática o conceito de CVO.
O que diferencia o nível de sustentabilidade, longevidade e rentabilidade neste contexto é a capacidade de cada empresa de pensar o futuro, transformando-se e inovando, tanto em seu modelo de negócio quanto em produtos e processos, fazendo com que, antes do início ou agravamento do ciclo de declínio, uma nova etapa de transformação se inicie, estrategicamente construída em uma visão de curto, médio e longo prazo. Pensar no futuro significa aprender a pensar de maneira diferente. Mudanças emergentes desafiarão as premissas estratégicas atuais das organizações e, com o tempo, as decisões, abordagens e produtos de hoje se tornarão obsoletos.
Alguns conceitos contribuem para a reflexão no processo de transformação estratégica, que contribuirá para a sustentabilidade de sua empresa. Entre outros, a McKinsey desenvolveu os 3 Horizontes de transformação, crescimento e inovação, definido como um framework estratégico que conecta o presente ao futuro desejado.
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